sábado, 1 de março de 2014

AH!... É CARNAVAL


Sexta-feira. Chego em casa, janto e me sento no escritório para escrever um conto. 

Silêncio lá fora. Muito silêncio. Inusitado. O que estaria acontecendo?

Estico um olhar preguiçoso para a rua, em direção à Princesa Isabel. Estou sempre acompanhada por um ruído longínquo de um trânsito apressado. Afinal, são ainda 20 horas, o trânsito deveria estar intenso, pessoas apressadas transitando em busca de suas residências. Mas a rua também está silenciosa demais. Dou uma olhada desconfiada para fora. Vagas para carros ao longo da rua! Isso não existe. E não está com cara de que o mundo vai acabar...

De repente, deu-se a luz: Ah! É carnaval, outra vez.

É que, ao contrário do que muitos pensam, o Rio não é um furacão total no carnaval. Não. Ele se espalha pela cidade, sim, mas não por toda a cidade. Há cantos, como esse, que, ao contrário do cotidiano, se esvaziam. 

Fiquei pensando: por que será?

Fiz uma retrospectiva da semana. Nossa rua tem um bloco, um bloco com direito a desfile de rua e tudo. No sábado anterior ao carnaval, via de regra, começa a bagunça. Você anda duas quadras em direção à praia e encontra a "galera" vendendo camisas do bloco para ajudar nas despesas do dia seguinte. Então, eu já sei: domingo antes do carnaval é que se dá o carnaval na minha rua. E vai das 16 às 22 horas. Certinho.

Meu barulho de carnaval, tem hora marcada. Quase religiosamente.

Para viver a festa, é preciso andar em direção à praia ou esperar o sábado de carnaval, quando também sai o bloco da Princesa Isabel.

Fora isso, nem sei explicar direito o que acontece. Só sei que são os dias do ano mais tranquilos e silenciosos que este cantinho de rua pode oferecer.

Olho em volta e vejo muitas janelas fechadas e apagadas. Minha própria garagem está meio vazia. Notei quando entrei. Pensei que estivessem por aí, em busca de folia. Mas... pensando bem, estou achando que este canto de mundo escolhe o carnaval para fugir do carnaval.

E é muito engraçado, pois fugir do carnaval, no Rio, só se for para pegar um trânsito fora do normal, com o dobro ou até o triplo de  horas para chegar a um lugar fora da cidade. 

A Região dos Lagos fica entupida de gente. As cidadezinhas se tornam pequenas subcapitais do samba. Não é muito diferente a zona da Serra. Idem, idem. 

Então, só se for para se enfiar no mato, digo, sítios ou Hotéis de Repouso, tipo Hotel Fazenda. Fui num desses, uma vez. A altura do volume do som da música na piscina desafiava a saúde de qualquer aparelho auditivo!... Fui a outros, mas ficam tão cheios nessa época que dá até pena de quem busca descanso, despreocupação e tranquilidade. Fora o preço. Melhor nem comentar...

E fico aqui, brincando com meu teclado, enquanto observo o imenso, puro e gostoso silêncio de Copacabana, que se duplica, contraditoriamente, durante o carnaval. 

As pessoas da minha rua fogem do carnaval, quando é aqui mesmo que encontramos a maior tranquilidade. Aqui, sem precisar sair de casa, sem trânsito engarrafado, com a praia logo ali, para desfrutar e até sair em algum bloco, se quiser, sempre presente na avenida à beira do mar. 

É incrível como morar a três quadras da praia faz toda a diferença. Longe e perto. Acolhida e acolhedora. Uma questão de passos.

Se acontecer, de novo, de eu me distrair com o calendário e ouvir um silêncio diferente e tranquilo, posso concluir:

Ah! É carnaval outra vez!...

5 comentários:

João Carlos disse...

Poizé.
Nem mesmo às seis horas da manhã de qualquer primeiro de janeiro há silêncio que se vê* na véspera momesca.
Só no carnaval mesmo.
Quanto a ter pena de quem vai pruma fazenda que se diz hotel pra "fugir" do carnaval... Bem, quem vai pra lá sabe o que encontrará.
rsrs

* Sim. No meu caso, eu "vejo" silêncio mesmo. É que sou surdo, pô.
;-)

Eulalia disse...

Ué... outro dia você disse que não era surdo! Estou para entender essa.

Bem, de qualquer modo, não vem ao caso aqui. O importante é curtir o melhor do carnaval... e deixar que cada um escolha como acha que é o seu "melhor"

Obrigada pelo comentário.

Celina disse...

Você mora num pequeno paraíso, querida! E sabe como ninguém entender seu cantinho.
Acho que a maioria das pessoas que fogem da cidade no carnaval, o fazem por pura falta de opção de outras datas. Saem do caos para encontrar o caos transformado em "férias". Quem nunca entrou numa roubada dessas? Eu tenho meia dúzia delas para contar. Mas por aqui, nem se ouve falar em Carnaval :)

Eulalia disse...

É,Celina, também sou da sua opinião. Já entrei nessa de procurar hotel fazenda porque eles fazem a maior propaganda de silêncio e tranquilidade... aí... os ingênuos caem na rede e passam dias infernais (rs)

Estou convencida de que achei o cantinho do carnaval (rs)

E tenho certeza de que você sempre (sempre!) encontra o seu com esse seu faro de "perdigueiro". Amo te acompanhar.

Aproveite... embora dê saudades, adoro ver você aí!

pblower disse...

É verdade, tem coisa melhor que ir ao cinema no carnaval?