sábado, 6 de agosto de 2011

TRÊS


Tive muitos amores. Não posso me queixar da vida por falta disso. Guardo-os nas lembranças do meu coração. Guardo, especialmente, um anel e uma flor...

Nenhum deles, no entanto, substituiu o outro, porque a vida, em suas etapas, guarda espaço para tudo. Ri e chorei. Mas como o número três sempre me marcou, separo três, não que sejam os mais significativos, mas entre os que conviveram comigo por mais tempo.

O primeiro jurou que me amava. Me chamava de “anjo”, de “flor”, de “mô”, de “vida”,

mas botava tanto defeito em tudo que eu fazia, bagunçava minha vida de tantas formas e jeitos, se esquecia das minhas delicadezas com tanto esmero e freqüência, que chegou uma hora que não consegui mais respirar e desisti;

O segundo dizia que me amava,

mas enrolou tanto o tempo em torno de si mesmo que acabei me exaurindo de tanto só “cuidar” e desisti;

O terceiro chegou manso, sem dizer nada e foi entrando tão devagar, tão disfarçado de “quem não quer nada querendo tudo” que nem percebi. Eu já estava vivida e satisfeita, plena, completa, inteira. E por isso mesmo, me pegou desprevenida. Quando disse que me amava, eu já estava enroscada em seus abraços, entregue, bebendo do doce veneno de uma convivência que não mais planejara.

Ele não me pediu nada, mas me deu tudo que eu queria: a paz do corpo e da alma e dizia que eu lhe dava tudo que ele mais precisava: meu sorriso calmo e doce. Inebriada pelo enlevo de querer e ser querida como ninguém, lhe dei minha mão, meus braços, meus olhos, meu coração. De brinde, levou todo o resto, entregue despercebidamente, no cotidiano de querer bem.

Foi-se. Não porque ele quis, não porque eu quis. Foi porque foi. Porque a vida fez assim. Mas sua lembrança singela e doce e meiga e branda marcou minha alma e meu coração.

2 comentários:

M disse...

Ai, minha amiga... me emocionei ao ler o conto. Acho que ao ler sobre suas lembranças, as minhas gritaram dentro de mim.
Beijo carinhoso.

Celina disse...

Um conto que conta três. Poesia, né? Dessas que a gente sabe que vai gostar nas primeiras letras. Lindo, lindo, lindo!!!
Também tive vários amores e juro, fiquei mais feliz comigo, livre e leve. Gosto mais do mundo inteiro do que de um único ser que me restrinja o espaço.