sábado, 23 de novembro de 2013

SALVE LINDO


Avenida Rio Branco, centro da cidade, aguardando o sinal para atravessar a rua. Meu olhar distraído acompanhava a multidão caminhando apressada pelas calçadas, em busca de seus trabalhos, seus rumos, seus afazeres. Rostos velados por seus problemas interiores... amortecidos? Inexpressivos?

Passeando distraída por meus pensamentos, olhei para cima e... lá estava ela, enfeitando o céu. Olhei para as pessoas... quem teria se dado conta de sua presença?

Hino da bandeira... seria muito perguntar quantos o saberiam de cor? "Contemplando o teu vulto sagrado, compreendemos o nosso dever"... 

Minha mente me levou para os tempos de colégio, guarda de honra da bandeira, uniforme de gala, hasteando o pálio bem devagar, enquanto o coro afinado das alunas cantava o hino estudado, entendido, discutido e não apenas decorado...

As pessoas em volta andavam apressadas. Quantas teriam olhos para o alto, para olhar a beleza deste símbolo sagrado: " Em teu seio formoso retratas este céu de puríssimo azul, a verdura sem par destas matas, e o esplendor do Cruzeiro do Sul". 

Dia da bandeira... quantos ainda saberão em que data cai o dia da bandeira nacional?

Mas... na verdade, acho que não importa muito. Eu a vi despertada em muitas manifestações, no decorrer deste ano... eu que apenas esperava vê-la passeando em público, incorporada à multidão, só na Copa de 2014, por conta do futebol...

Eu a vi.

Eu a vi nos ombros de tantos jovens... e me reacendeu a esperança que já estava guardada não sei onde - escondida ou quase abandonada -, em alguma gaveta do meu coração, desse coração que sabe seu hino e seu conteúdo de cor.

Não sei o que será... não sei como será...

Mas vê-la no alto, penteada pelo vento, faz balançar as brisas, também, em meu coração, deste coração que, de longe, agora, contempla os jovens, como uma jovem que fui.

Conquistamos tantas coisas para o nosso país no passado...

Quem sabe... quem sabe... 

"Salve lindo pendão da esperança"...


Obs.: Para quem não se lembra: dia da bandeira - 19 de novembro

Um comentário:

pblower disse...

Deus te ouça, amiga. E, parafraseando o hino... Recebe o afeto que se encerra em meu peito tão distante.
Beijocas