sábado, 9 de novembro de 2013

CUIDADO QUE EU MUDEI DE LUGAR ALGUMAS CERTEZAS


É... mudei mesmo...

Eu tinha certeza de que não queria, nunca mais, ter qualquer bichinho de estimação, depois de que o primeiro canário invadiu a minha casa, vindo não sei de onde... e morreu num acidente, dez dias depois.  Mas mudei esta certeza, depois que a Neguinha, a canária que vivia no meu colo, também invadiu a minha vida, sem que eu pedisse, e me ensinou coisas do mundo que eu não sabia...

Eu tinha certeza, depois que me divorciei, de que não queria me envolver seriamente com mais ninguém... mas a vida me ensinou que era tudo engano da minha cabeça e que amar é muito, muito, muito bom!!!

Eu tinha certeza de que me aposentaria da Universidade na compulsória que, na gíria, os acadêmicos chamam de "expulsória", ou seja, ficaria até os setenta anos, quando a aposentadoria, na vida pública, é obrigatória. Mas a vida me ensinou que ela é que comanda os caminho da gente e muda nosso destino quando e para onde a gente menos espera: nunca me aposentei coisa nenhuma: aos cinquenta (quem diria!!!) mudei de profissão e hoje tenho um consultório, fazendo outra coisa completamente diferente, que amo tanto quanto amei ser acadêmica...

Eu tinha certeza de que a vida era muito chata, mas de 1995 para cá nasci de novo e não mudaria o que vivi, depois dos quarenta, por nada na minha vida...

Eu tinha certeza de que sabia tudo que precisava saber, quando tinha uns 30... e agora só acho que tenho certeza de que não tenho mais certeza de nada...

Quando eu dava aulas de Cultura Clássica, no começo de minha vida como professora, costumava citar Sócrates que  dizia "só sei que nada sei"... e eu completava, "de brincadeira" para meus alunos: ... "e nem disso eu tenho muita certeza"... aliás acho que essa é uma das poucas certezas que ainda não mudei de lugar... 

 
Obs.: Título do texto: Da música "Açúcar ou adoçante", de Cícero

4 comentários:

João Carlos disse...

Interessante você citar Aristóteles sem perceber. Ou foi de "prepósito", como dizia minha avó? rsrs
Enfim, para quem não está entendendo nada: Aristóteles dizia que tudo podia ser compreendido a partir de uma coisa que ele batizou de "princípios evidentes". Um desses princípios era que tudo tem seu lugar no Universo.
No seu caso, o princípio seria: a gente muda de ideia porque nos cabe mudar de ideia. hehehe
Bjs

Unknown disse...

Amei. Um texto que te leva a profundos e complexos questionamentos sobre o que é evoluir como ser. Beijos minha Mestra.

Carlos Alberto disse...

Somos seres em movimento, capazes de mudar a realidade interior e exterior. Essa é a razão de nossas vidas e esse belo texto nos leva a muitas reflexões. Mestra, obrigado !

Eulalia disse...

Obrigada pelos comentários!
Ler e refazer certezas...