sábado, 19 de outubro de 2013

RESILIÊNCIA


Se posso ir a pé, não escolho outra opção. Para tudo quanto é canto, se minhas pernas aguentam, é a pé que eu vou e, de preferência, com meus olhos abertos para dentro de mim mesma. É por isso que, quando me dou conta... já estou lá. 

Mas há coisas de fora que me chamam a atenção. 

Não que eu queira... nem que eu preste atenção deliberada. Parece que tem um botãozinho aqui dentro que liga e diz: "olha ali". 

E ele "ligou" para as plantas de jardim e árvores floridas. 

Nesse princípio de primavera, não pude deixar de notar. Talvez porque tenha andado mais... ou... talvez...  porque tenha andado por lugares diferentes. O fato é que elas estão por toda parte e nos dão uma lição de vida: resiliência!... 

É incrível como podem se aproveitar de um espacinho de nada, numa cidade infestada de prédios com jardins cimentados e pouco espaço para a natureza.  Mas elas estão lá... imunes (ou sobreviventes?) aos choques emocionais da cidade grande.


Não falo de nossos parques, onde elas se espalham vaidosas e enfeitadas. Falo das que crescem espremidas num cantinho de terra, no tico de um jardim, pelos poros dos muros...


Espreitam-nos entre paredes e grades - árvores ou simples pedacinhos de verde -,  observando nossos andares apressados, poluídos e estressados. Falo dessas, que escolheram uma forma muito particular de enfeitarem nossos olhares. Frutos da mãe terra, apenas nos ofertam sua simplicidade, suas cores. 


Ostentam-se, com modéstia, mostrando que, em nossa terra, em se  plantando, tudo dá. Não importa com quanta terrinha. Um nadinha de jardim basta para trazerem um quê de aconchego. 


Dão-nos mais do que suas flores. Enfeitam-nos com sua presença heroica, sobreviventes do caos.Estão lá, como a nos dizerem que entendem de poluição, que entendem as nossas dores, que estão presentes para darem colo a nossos olhares.


Resilientes.

No meio do caos.

Do ventre de nossa Mãe Terra.

2 comentários:

Celina disse...

Adoro esse seu olhar, sempre pronto para perceber.

Eulalia disse...

Obrigada,querida, seus comentários sempre tão gostosinhos!