domingo, 11 de agosto de 2013

PAI


Dia dos pais. Quantas coisas podem evocar o significado dessa palavra para a cultura em que vivemos.

Pai.

A figura do pai, tão essencial à formação psicológica do ser. Não me refiro ao pai biológico, embora ele possa encarnar (e deve!) o que quero dizer. Refiro-me à referência masculina, ao símbolo forte que representa em nossa personalidade.

Que modelos de pai buscamos no decorrer de nossas vidas, através de imagens, vivências, circunstâncias...

Posso dizer que tive muitas, entre os meandros de minha vida, que me fizeram mais forte, mais centrada, mais guerreira (por que não dizer viril, no sentido psicológico do termo?), mais inteira e mais segura.

Mas... nada como o reconhecimento da paternidade, da conscientização primeira, do confronto com a própria existência que faz de um homem sentir-se pai.

Em tempos antigos, os reis, os patriarcas precisavam acolher o recém nascido no colo para que este simbólico gesto pudesse representar o reconhecimento da paternidade. E, só então, todo o reino entrava em júbilo pela vinda de mais um herdeiro.

Hoje, quando vejo um pai embevecido em seu primeiro contato com seu filho ou sua filha, percebo a imensidade psicológica do momento e vejo que a situação se inverte: não é mais o homem que reconhece sua herança, mas o homem que se conscientiza de seu posto de pai, posto que lhe é legado por um pequenino ser frágil, que lhe chega aos braços.

É o filho ou filha que o faz pai. Ao contrário de uma visão mais antiga, quem recebe a coroa é o pai e não vice-versa. É a vinda do filho ou filha que o faz sentir-se, enfim, rei em toda a dimensão terrena de ter completado o ciclo familiar a que veio.

E faço uma homenagem especial a esta foto, que tive a sorte de captar, no momento do primeiro contato embevecido de um pai, contemplando, pela primeira vez, sua filha.

E a foto revela, por si mesma, quem coroa quem aqui...

Aos pais que são verdadeiros pais, meu espaço de hoje.

4 comentários:

pblower disse...

Belíssimo texto! E tão verdadeiro!

Valéria disse...

Muito lindo, Lali! Uma grande homenagem!

Miriam disse...

Verdade!!
Belos textos! O com palavras e o escrito com luz!!

Carlos Alberto disse...

Bela homenagem ! Hoje lembro do primeiro contato com minha filha e jamais poderia imaginar o quanto aprendi com ela desde então. Professora Eulália sempre nos surpreendendo com belas palavras.