sábado, 9 de maio de 2015

SINCRONICIDADE


A gente não liga, mas acontece a toda hora.

Ontem, precisei de jornal velho. Não tinha em casa (há anos não compro mais jornal-papel). Mas precisava muito, para cobrir algo que estaria exposto à pintura. Para os amigos que me acompanham: sim... ainda estou em obras...

Desci para pegar algum na portaria. Costuma ter. Não tinha. Resolvi pegar o elevador e descer em algum andar abaixo ao meu. Quem sabe, daria a sorte de encontrar algum jornal velho, perto da lixeira, onde colocamos o lixo seco.

Qual andar? Meu dedo, sem pensar, tocou no quinto. Saí e me dirigi para as escadas, no mesmo momento em que uma vizinha abria a porta para jogar o lixo fora. Assustou-se um pouco ao me ver "em andar errado".

-  Desci para procurar jornal velho, você tem?

Sorriu:

- Tenho, espera um minutinho.

Entrou, pegou um palmo de jornal usado e me entregou.

Agradeci e subi as escadas pensativa. Se eu tivesse demorado ou me adiantado um minuto para descer em busca do jornal, se o elevador não estivesse na portaria na hora em que embarquei, se não tivesse escolhido o quinto andar, se ela não tivesse tido a ideia de jogar o lixo fora exatamente naquele momento, se...

Não adianta enumerar. São tantas as coordenadas entrelaçadas e tantas as possibilidades de apenas uma não funcionar exatamente naquele momento, que é perda de tempo levantar estatísticas, traçar linhas, levantar hipóteses.

Acontece várias vezes, todos os dias...

E nem nos damos conta...

3 comentários:

Dani Dias disse...

Adoro histórias onde flagramos a sincronicidade das coisas. <3

pblower disse...

É isso mesmo, amiga. A trama na teia da vida. Muitos beijos direto de Budapeste

João Carlos disse...

Com tanta sincronicidade, dá pra desconfigar do Princípio da Incerteza ;-)