sábado, 4 de junho de 2011

DOIS MAIS DOIS


Tenho recebido muitos mails me perguntando as mais variadas coisas sobre as “verdades do blog”.

Acho isso muito interessante, pois reflete o interesse das pessoas não só pelos meus contos, mas sobre verdades da vida.

Só não sei por que é tão importante saber se o que eu escrevo é mesmo verdadeiro. Será que faria diferença? Pelo visto (melhor, lido...) faz.

Tá bom, vou responder matematicamente, pois está me parecendo que a verdade passou a ser mais importante do que a verossimilhança.

Sim, tudo que postei aconteceu MESMO. Eu posso ter enfeitado com os coloridos da minha alma, mas aconteceu. O que há é que, muitas vezes, não conto a história toda, ou melhor, todas as facetas da história. Por quê? Porque tiraria o encanto, a forma com que prefiro guardá-las no coração.

Para que dizer que o personagem do conto “A ponte” faleceu há dois meses? Em que isso engrandeceria o conto escrito há tantos meses atrás? Pois é... mas a creche continua lá, firme e forte, sob os cuidados de sua esposa, escolhida no Brasil e tão amada por esse espanhol que fez de nossa terra o lar de seus sonhos...

O gabonês me deu mesmo um cinto no último dia? Deu, sim, com aquelas palavras mesmo: para combinar com o vestido com que ele me viu no primeiro dia, quando eu nem tinha me dado conta de sua existência... é tão intensamente romântico que a verdade mais parece conto de fadas... pois é... mas aconteceu assim mesminho. Presentes da vida...

Com essas duas respostas, você calcula o resto, tão certo quanto dois mais dois são quatro.

Mas o estilo está longe de ser matemático, pois são histórias contadas com o coração.

3 comentários:

Celina disse...

E com emoção é sempre muito melhor! É exatamente essa a magia dos seus contos. E a gente sempre espera mais um! bjs

pblower disse...

Verdade.... Tudo verdade.... Econtado com muito sabor!!!!

Virgínia Bravo disse...

O que interessa na verdade é a delicia de ler seus contos,saboreando suas lembranças...