sábado, 14 de junho de 2014

COPA


Turistas. Muitos turistas. Copacabana está toda colorida. Vindo para casa, vi argentinos e brasileiros cantando juntos num bar. Ao menos isso: tão rivais e arqui-inimigos, somos irmãos fora do campo. Também vi camisas das mais diversas nacionalidades passeando pelas ruas e calçadas.

Muitas máquinas fotográficas. Muitas. E sorrisos brasileiros, num caloroso abraço aos que chegam. Coisa nossa. 

Tá bem, tá tudo certo no que concerne à irmandade dos povos.

Mas minha rua continua deserta. A esta altura, nas Copas passadas, ela  já estaria toda embaiderada, seu solo todo pintado com os símbolos dos jogos,  desenhos os mais diversos colorindo o grande muro branco da escola ao lado. Nada. Tudo limpinho. Nem bandeiras penduradas na janelas. Para não mentir, uma ou outra, vá lá... mas o cheiro de festa, de festão mesmo... nada.

Alguma coisa bem diferente (e saudável) acontece com o povo brasileiro. Somos calorosos, apaixonados. Ainda mais por futebol...

Até pode ser que, com o andar dos jogos, a animação invada nosso peito. Pode ser. Mas o colorido, com certeza, é outro.

Estou triste. Mas também estou contente. Há algo de muito podre no reino do Brasil e o povo sentiu. Sente. E espero que continue com o nariz aguçado.

Na abertura da Copa, a insatisfação não ficou ausente e veio à tona com fé. Ah... se eu fosse a presidente, juro que enfiava minha viola no saco e sumia. Sumia. E não me candidatava mais nem pra síndica de edifício...

É Copa, mas agora já não me inquieto mais. Pode até ser que o povo se empolgue com a vinda de vitórias. Merecemos. Mas não mais embaçarão a sensação de que estamos cansados de comer pizza.

Assim espero que seja.

E, enquanto espero, torço pela Copa das árvores.

Obs.: Foto retirada do Facebook, autor por mim desconhecido. Caso veja sua foto, por favor, se identifique para que possam ser dados os créditos.


4 comentários:

João Carlos disse...

É verdade, hermana.
Os "Hermanos" continuam sendo nossos irmãos.
Senti isso ao ver o jogo Argentina x Bósnia num local público.
Havia vários "hermanos" ao meu lado.
Deduzi isso pela camisa.
... até que, por leitura labial, vi que um era brasileiro, outro peruano e um terceiro... argentino, claro.

pblower disse...

Concordo plenamente. E Copacabana está repleta de boas energias. Povos diferentes curtindo juntos. Tudo limpo e organizado. Depois da Copa, a gente volta e lembra e relembra e insiste que este governo está muito mal.

Eulalia disse...

Pois é...
Mas a Copa não é mais a mesma... felizmente... outros valores, inclusive desse contato cultural estão surgindo... matéria de outros contos, talvez.

Celina disse...

Acho que os turistas, "inimigos", torcedores, trouxeram a animação que estava faltando para o nosso povo. Fomos contagiados.