sábado, 7 de dezembro de 2013

É TÃO BOM!


Quarta-feira. Tirei o dia para me encontrar com amigos.

O almoço foi simplesmente uma delícia. Rever Claudia e Eugênia reinaugurou, mais uma vez, a festa que se faz dentro de mim. É incrível como este trio consegue conversar de tudo com o mesmo viço e alegria com que o fazíamos nos tempo de nosso trabalho conjunto na Universidade.

Qualquer assunto se torna interessante, desde os acadêmicos, até as histórias de vida, as fofocas e mesmo a cor de esmalte das unhas. Em quatro horas, que passaram num segundo, revivi o mesmo brilho de olhar, que encontro só nos meus amigos mais queridos...

Emendei o dia com um jantar com Dani, de assunto completamente diverso, mas de mesmo frescor... e... para coroar a noite, um encontro com Katia, para uma sobremesa de tons delicados.

Fiquei pensando numa metáfora plausível para traduzir o sentimento perfumado com que voltei para casa à noite.

Perfumado... sim, como se eu visitasse meu jardim particular de amigos, um jardim onde você não colhe as flores para escravizá-las em sua sala de visitas, pois murcharão depressa, alimentadas apenas pela água singela de um vaso qualquer.

Não, nada disso.

Desfruto o saboroso prazer de visitar meu jardim, sentir o perfume diferenciado de cada flor, em seu belíssimo resplandecer ao sol. Flores que posso revisitar em lembranças de dias seguintes, sorrindo de suas presenças em meu coração. Saber que estão lá, bastando abrir minha porta para encontrá-las nesse meu jardim, à distância de um mail, um telefonema, um "oi" qualquer. 

Saber, simplesmente, que existem!...

Não me lembro, mas é bem provável que, em um ano já perdido no tempo, eu tenha pedido bons amigos a Papai Noel. E como acredito piamente nesse bom velhinho, ele foi especialmente condescendente comigo, brindando-me com os melhores.

Talvez seja por isso que dezembro seja, para mim, um mês especialmente abençoado.

Desde os primeiros dias, é o mês escolhido para que eu possa revisitar de bem pertinho, pessoalmente, meus queridos e insubstituíveis amigos. Separo em minha agenda almoços, lanches e jantares... ou apenas encontros em um lugar qualquer, para que eu possa saborear, sentir e reviver o perfume desse lindo e inominável buquê de minha vida.

E volto para casa, a cada vez, inebriada com o suave e saboroso prazer de revê-los, ouvi-los e tocá-los, esquecida da desarticulada e enlouquecida vida que nos incute este cotidiano maluco de cidade grande.

Dezembro está começando e, apressada, já o iniciei sentindo meus primeiros perfumes.

Olho minha agenda e antevejo que magníficos encontros já marcados me aguardam. Este maravilhoso e multifacetado buquê com que me brindo, vaidosa, compondo o melhor dos presentes que dou, a mim mesma, a cada ano.

Um buquê composto dos mais variados tons - do singelo ao sofisticado, do despretencioso ao requintado -, dependendo das nuances de cada flor, mas... sempre marcado por tons e perfumes suaves e amenos... um buquê pleno em sua essência.

Tão bom... tão bom!!!

5 comentários:

João Carlos disse...

Mais uma maravilhosa exposição poética de seus relacionamentos fraternos.
Muito lindo!
Fez-me lembrar uma cena do filme que vi hoje no cinema (A Última Viagem a Vegas), uma comédia hilariante (pleonasmo necessário).
São 4 amigos que se reencontram cinquenta e tantos anos depois.
Um dele, ainda solteiro, diz aos demais: estou com medo de envelhecer sozinho.
Um dos outros três respondeu: "Não, você não está sozinho. Tem a nós. Estamos com você".
Vinícius bem disse que suportaria perder as mulheres, mas que não aguentaria ficar sem amigos.
Sábio Moraes...

Virgem Casa 6 disse...

Fazer parte desse belíssimo jardim é um privilégio!

pblower disse...

Amigos são raros e delicados presentes...

Eulalia disse...

Amei cada comentário!!! :)

Miriam disse...

Muito lindo!! Cada palavra,cada metáfora, sobretudo o sentimento! Ainda não tinha pensado em dezembro assim...me alegro, me orgulho de estar neste jardim!!
Que bom que você existe!!!
Miriam