domingo, 16 de setembro de 2012

A PRINCESA


Outro dia, nas minhas deliciosas caminhadas, descobri o porquê de algo que me chamava atenção há muito tempo: as inúmeras bandeiras da Avenida Princesa Isabel.

Sempre que passava por ali, vendo tantas bandeiras, ficava imaginando o que representavam. Não conseguia reconhecer nenhuma delas como bandeiras de outros países. Pertenceriam aos hotéis? São muitos por ali, mas estariam espalhadas pela avenida e não nas portas dos mesmos?



Naquele dia, o sol estava belíssimo e fui atraída pela imagem da Princesa com a bandeira nacional tremulando como pano de fundo. Meu gosto pela fotografia e, por que não dizer, meu senso patriótico emocionado captou o momento. E... já que estava ali, pela primeira vez, em anos, resolvi ler as placas que cercam a imagem. O que será que escreveram para essa personagem tão interessante em nossa história?

Não havia nada nas placas, além do que nosso senso escolar já conhece, mas, por trás dela, deparei-me com a magnífica resposta a minhas antigas questões: uma placa explicativa das bandeiras! Imagine!

Mistério desvendado: as inúmeras bandeiras da Avenida Princesa Isabel representam todas as bandeiras que nosso país teve, desde o tempo do Império até a nossa bandeira atual!


Iluminadas e norteadas pela Princesa Isabel cuja estátua encabeça a avenida, nada mais apropriado: uma avenida que comemora duas independências: a nossa e a dos escravos.

Saí dali pensando em ambos os percursos. Uma canetada da Princesa, no momento em que a escravidão era muito mais do que uma vergonha social e se delineava como um ato político premente e pontual. Não que se tivesse transformado em mágico momento, pois o ato, em si, apenas permitiu que se começasse a tirar os grilhões de nossos irmãos brasileiros escravizados. Mas era uma constatação de direito e de fato. Embora tenha-se passado mais de uma centena de anos, ainda enfrentamos as consequências do período de escravidão. Mas é óbvio que a canetada deu o aval necessário para que tudo começasse a acontecer.

As eleições se aproximam. Que tenhamos nós, também, uma bela canetada, neste momento tão importante de cidadania! 

As mudanças recorrentes de uma boa canetada podem levar anos, mas acabam se realizando. A pena de ouro da Princesa está em nossas mãos, neste momento.

Não continuemos escravos alimentados pela nossa indiferença.

4 comentários:

Celina disse...

Ah querida! Queria que meu dedinho de ouro apertasse o botão confirmar com a alegria que leio seus posts! Mas ainda não consegui me contaminar com a sua confiança. Qto tempo tem o mensalão? quem acredita que o nosso então presidente nada sabia? E na minha cidade, logo ao entrar nela, saindo da ponte, tenho a mais concreta visão do que ainda é possivel: um escandaloso buraco, devidamente escondido por um não menos vergonhoso tapume! O mesmo "governo"que levantou o MAC, abriu o buraco e simplesmente o deixou lá, para o próximo...

Carmen disse...

Adoro história e fiquei deslumbrada com seu conto,que delícia saber o significado das bandeiras da Princesa. Concordo com vc quanto ao momento atual de eleições.Que os DEUSES
nos ajudem a usar a caneta com sabedoria e isenção,pensando no bem do país e de sua gente.
Amei o conto. Mais uma vez aprendendo com você.Valeu

Anônimo disse...

Bom seria se todos nós honrássemos nosso símbolo e nossa Pátria! Seu conto contribui para reflexão sobre o assunto. Pouca gente dá à Princesa Isabel a importância que ela de fato tem em nossa história.
A Lei Áurea foi fundamental par a abolição da escravidão dos negros no Brasil, apesar de todos os problemas que ainda persistem, mas a nossa grande escravidão é a da ignorância, que alimenta sem cessar esse "capitão do mato" chamado corrupção, que vem cada vez mais minando nosso país!!
Queria, como disse a Celina, me contaminar com a sua confiança... mas está difícil!! Miriam

Eulalia disse...

Também penso assim, sem muita expectativa ou confiança. Mas se não fizermos nada, apenas nos omitirmos, seremos cúmplices... que a vida nos salve disso, pelo menos... :(